
Liderando as mudanças. Está insatisfeito com a sua empresa?
A responsabilidade de mudança da organização onde você lidera começa pela sua liderança. Ouvimos muito em consultorias e mentorias a culpa sendo imputada nos problemas da vida, fornecedores, gerentes, supervisores, profissionais do negócio, mas pouco ouço do líder imediato a falha pessoal na falta de construção de uma cultura preparada para mudar ou evoluir.
O grande autor Edgar Schein coloca em seu livro Cultura Organizacional e Liderança que a cultura de inovação e de melhorias nos processos inicia pelo Gestor ou o líder imediato e através de uma equipe coesa, a ideia de evolução é repassada a todos os participantes da empresa. Para pensarmos um pouco sobre como essa mudança deve ocorrer, vou compartilhar com vocês, hoje, somente 4 itens sobre como levar a ideia de mudança positiva no negócio, ditas por um dos maiores autores do mundo e professor na disciplina de liderança da Harward University John Kotter, sobre como lidar com as mudanças:
1. Crie o senso de urgência
Existem muitas pessoas que estão dormindo dentro da organização e uma forma delas acordarem é criando o senso de urgência. Se falta 20% de vendas no dia 20 do mês, comunique às pessoas a urgência para buscar a meta, para no final das contas superar e comemorar ao final. Se a produção não está atendendo o necessário, crie o senso de urgência se colocando como mais um na busca pela meta. Se você der o exemplo como líder, na busca desta meta, todos também irão se comprometer com ela.
2. Criação de uma coalizão administrativa
Se todos estiverem unidos no mesmo propósito a força será maior para alcançar os objetivos propostos. Imagina um carro freado sendo empurrado por algumas pessoas. Certamente elas irão cansar logo. Então, se o colega tirar o pé do pedal do freio tudo fluirá facilmente. Um segredo para isso é manter encontros com os gerentes imediatos para alinhar e realinhar continuamente os objetivos, buscando a coalizão em todas as ações. Lembrando que este tema é extenso e desafiador, mas se escolhemos a liderança, temos que estar dispostos a enfrentar os desafios da gestão.
3. Desenvolvimento de uma visão estratégica
Se eu não souber para onde estou indo, qual o sentido de estar fazendo algo. Dar sentido às ações e projetos é importante para que todos estejam com os objetivos conectados aos seus particulares e principalmente para saberem que estão evoluindo em direção ao crescimento. A construção, obviamente quando montada com todos os participantes certamente terá o comprometimento de todos, mas nem sempre a democracia é fácil de lidar.
4. Comunicação da nova visão
Se não comunicarmos a visão, certamente não teremos como cobrar algo da nossa equipe. A falta de comunicação é um problema real e causa um efeito imediato! Muitas pessoas ficam desconfiadas quando não são participadas. Não adianta todos terem a mesma visão, desenvolverem um plano estratégico de trabalho e um senso de urgência maravilhoso, mas não serem comunicadas de como estão indo os trabalhos e o que deve ser feito e principalmente os resultados alcançados para a comemoração.
Para não ser extenso, hoje ficaremos nestes quatro posicionamentos sobre como Liderar a Mudança. Em breve irei enviar as outras 4 abordagens sobre o tema. Lembrando sempre que as mudanças são geradas por nós, isto é, de dentro pra fora e por isso o líder deve inspirar as outras pessoas a terem uma cultura preparada para as mudanças positivas.
Confira publicações relacionadas
3 pontos fundamentais para a Gestão
Pessoas preparadas Se queremos gerir algo precisamos ter pessoas preparadas… Read more »
Equívocos na gestão comercial
Sei que tem diversos erros na gestão comercial praticados todos… Read more »